Pages

sexta-feira, 4 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DA BIOMETRIA



  Todo o processo de produção necessita de um acompanhamento que permita avaliar o crescimento e saúde dos peixes ao longo do cultivo. Para isso, é realizada a biometria. A biometria é um manejo no qual parte dos peixes cultivados é amostrada e informações de interesse, como peso e estado de saúde dos animais, são verificados. Além disso, tais medidas permitirão ajustes no manejo da produção, principalmente na alimentação.
   As biometrias devem ser realizadas, preferencialmente, a cada 15 dias ou uma vez por mês. Nesse período os peixes terão crescido o suficiente para ter a alimentação ajustada. Intervalos maiores que este podem resultar em deficiência no crescimento, por falta de adequação da quantidade de alimento para os animais.
  Os materiais necessários para o procedimento da biometria são; Papel, lápis, calculadora, balança, sal comum de gado, Eugenol, balde, puçá e bolsa, tarrafa ou rede de arrasto.





Cuidados no planejamento da biometria

  • Os animais devem estar em jejum por um período de 24 horas antes da biometria;
  • Deve-se realizar este procedimento no início da manhã, pois temperatura e incidência solar são mais amenas, diminuindo fatores de estresse para os peixes;
  • Evitar capturar peixes de lotes que apresentam problemas sanitários e/ou estejam em tratamento.
          A quantidade de peixes que deve ser amostrado varia de acordo com a quantidade de animais estocados no tanque. O ideal é pesar, no mínimo, 3% de cada lote.
       O grupo de peixe deve ser pesado com o uso de um balde com água. É importante conhecer antes o peso do balde com água para subtrair do peso total. É recomendável a adição de sal na quantidade de 8g/L, diluindo este na água com Eugenol na concentração de 0,1mL/L. O estado de saúde pode ser avaliado a partir de características externas do peixe, como alterações na coloração, presença de machucados e/ou parasitas. Os peixes nunca devem ser jogados no tanque após a pesagem, eles devem ser devolvidos com cuidado.





Considerações importantes

  • Podem ocorrer mortalidades até 48 horas após o manejo de biometria, se esta não tiver sido realizada adequadamente;
  • Durante a biometria, os peixes devem ser manejados com cuidado, pois qualquer machucado pode contribuir para o aparecimento de doenças e levar a morte dos animais;
  • O manejo deve ser rápido de forma a evitar que os peixes fiquem expostos ao ar por longo período.

2 comentários:

  1. Existe tamanho de malha e tipo de panagem específicos para cada fase do cultivo a medida que o tempo passa e o pescado cresce? Quais as medidas recomendadas para tambaqui?

    ResponderExcluir
  2. Favor entrar em contato aquatropic@aquatropic.com.br ou (62) 9.9629-0049.

    ResponderExcluir

 

Contato

Curta